quarta-feira, 11 de abril de 2012

ATA Nº 02/2012 REUNIÃO PLENÁRIA DO FÓRUM GAÚCHO DA APRENDIZAGEM PROFISSIONAL



No dia onze de abril de dois mil e doze, no auditório da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Estado do Rio Grande do Sul – SRTE/RS, em Porto Alegre, reuniu-se o Fórum Gaúcho da Aprendizagem Profissional. As instituições presentes a esta plenária encontram-se listadas no final da presente ata. A coordenação da reunião coube à Auditora Fiscal do Trabalho Sra. Denise Natalina Brambilla Gonzales, dando as boas vindas aos presentes e solicitou que as pessoas que estavam  presentes a primeira vez se apresentassem, desejando que os mesmos passem a integrar permanentemente o Fórum. Na sequencia a palavra foi repassada para o Sr. Luiz Felipe Brandão de Mello,  Chefe da Fiscalização do RS. O objetivo da fala do Sr. Luiz era elucidar os aspectos da Lei Federal frente a atuação do Sistema S e das instituições sem fins lucrativos e com viés técnico. Segundo o Sr. Luís o espaço continuará existindo para todos as instituições envolvidas. Contudo é importante que as instituições foquem o sua atuação em cima da qualidade, contribuindo efetivamente para a melhora no nível dos cursos de aprendizagem profissional do estado. Além disso, o Sr. Luís levantou a questão do déficit que existe no número de aprendizes do estado, onde hoje se tem 35.000 jovens cotizados e um espaço para se atingir 95.000 jovens no Estado. O Sr. Luiz sugeriu que se faça reunião dos Fóruns com o grupo dos auditores do estado, que totalizam 29 auditores. Quais são os critérios mínimos para que seja considerado curso de aprendizagem de um certo nível de qualidade. Sugestão da Sílvia (PESCAR) constituir um Grupo de Trabalho que pense os critérios mínimos para um curso ser considerado qualitativo. Sugestão da Maidi (SETREM – Rede Sinodal) é a criação de um Programa de qualidade que instituísse um selo para as instituições que fossem atendendo os critérios definidos. Para tanto se volta à ideia da criação do Comitê. Sugestão do Geraldo que a equipe de coordenação seja a equipe que vai conduzir esse trabalho. Contudo o Grupo de trabalho será aberto e os interessados podem participar. O convite para que as pessoas interessadas tragam ideias e esboços. A Sílvia ficou encarregada de trazer todas as soluções e documentos relativos a Aprendizagem Profissional. Na sequencia a Sra. Denise Brambilla apresentou algumas das informações do evento que foi realizado nos dias 27 a 29 de março de 2012 em Minas Gerais. Segundo Denise, a Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República tem um recurso de 7,5 bilhões para ser aplicado no Programa: Viver sem Limites, nos eixos: Acesso a Educação, Atenção a Saúde, Inclusão Social, Acessibilidade. Outro assunto que foi apresentado foi o PRONATEC, que tem atualmente 150.000 vagas para portadores de deficiência. A Sra. Denise apresentou as instituições públicas que já tem aprendizes: Camara Federal tem aprendizes, INSS tem aprendizes, Banco Central. Sobre o tema levado para o evento relativo ao turno inverso do Ensino Médio técnico não teve retorno em Minas Gerais. A Sra. Denise comentou que estão tendo dificuldade em agendar com a Secretaria da Educação do estado para tratar desse assunto e, solicitou a quem tenha inferência junto ao Secretário que possa reforçar a necessidade dessa reunião. A Márcia do SESMAR se colocou a disposição para tentar intermediar o agendamento da reunião. Sobre o PRONATEC, o mesmo será tema da próxima plenária e as informações serão repassadas pela Magda (SENAI) e pela Sandra (SENAR). Foi apresentada a proposta de qualificação das ações do Fórum e, para isso definiu-se temas a serem abordados: Dia 09/05 – SENAC – Magda – Resgate da  Educação Profissional, Junho – SENAI Magda – Aprendizagem para Portadores de Deficiência, Julho – Gerações – SETREM – Maidi, Agosto – Competências e Habilidades – PESCAR, Setembro – Projetos – SETREM – Maidi. Sugestão da Márcia do SESMAR que em outubro possa ser focado no Estatuto da Juventude. O Sr. João, representante da Federação Calçadista, informou as instituições presentes sobre oportunidades que possam surgir para as empresas e instituições formadoras no Plano Brasil Maior, lançado pela Presidente da República e disponível no endereço: www.brasilmaior.mdic.gov.br. Na sequencia a Sra. Sílvia do PESCAR apresentou as informações sobre o Fórum Nacional. O processo das instituições interessadas em participar do Fórum precisam encaminhar o seu pedido até o dia 20 de abril. Na oportunidade a Sílvia apresentou também os regulamentos para as instituições se habilitarem a estar participando. Na sequencia fez uso da palavra a Sra. Fátima que esta encarregada do Programa de Aprendizagem do Corsan e que relatou a sua caminhada e a sua responsabilidade junto a Corsan no papel social. Para a próxima reunião, ficou, portanto, pré-definido como pauta: Apresentação sobre o PRONATEC, A História da Educação Profissional e o entendimento do que se quer com a Aprendizagem Profissional. Nada mais havendo a constar, a presente ata foi encerrada por mim, Maidi Terezinha Dalri, que secretarie os trabalhos nesse dia.

quarta-feira, 14 de março de 2012

ATA Nº 01/2012 REUNIÃO PLENÁRIA DO FÓRUM GAÚCHO DA APRENDIZAGEM PROFISSIONAL



No dia quatorze de março de dois mil e doze, no auditório da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Estado do Rio Grande do Sul – SRTE/RS, em Porto Alegre, reuniu-se o Fórum Gaúcho da Aprendizagem Profissional. As instituições presentes a esta plenária encontram-se listadas no final da presente ata. A coordenação da reunião coube à Auditora Fiscal do Trabalho Sra. Denise Natalina Brambilla Gonzales, assessorada pela Sra. Maidi Terezinha Dalri, representante da SETREM e da Rede Sinodal. A Sra. Denise deu as boas vindas aos presentes e solicitou que as pessoas que estavam presentes a primeira vez se apresentassem, desejando que os mesmos passem a integrar permanentemente o Fórum. Na sequencia foi apresentado o Sr. Luiz Felipe Brandão de Mello – Chefe da Fiscalização do RS que abordou os seguintes assuntos: Fiscalização Eletrônica, Aprendizagem de PCD, Inexistência de vagas ou cursos, Fiscalização das entidades sem fins lucrativos, registro das entidades sem fins lucrativos no Conselho Municipal dos direitos da Criança e Adolescente. Sobre o primeiro assunto Fiscalização Eletrônica da Aprendizagem: foi encaminhado para a Secretaria de Informática onde o sistema vai efetuar eletronicamente a verificação de quem não estiver cumprindo a cota, emitindo também de forma automática a notificação. Isso daria agilidade ao processo. Muitas empresas depois que vencem o primeiro contrato normalmente não cotizam novamente os jovens a não ser que sejam notificadas novamente, com isso se tem um circulo vicioso e não se consegue ampliar a atuação da fiscalização. Como esse processo que envolve a informática possivelmente ainda vai demorar um pouco, o Sr. Luiz solicitou que as entidades formadoras informem o Ministério do Trabalho dois meses antes dos cursos em funcionamento estarem finalizando para que seja possível o aviso as empresas nesse meio tempo de que precisam cotizar um novo jovem aprendiz. Solicitado aos presentes todos consideraram possível e ficaram com o compromisso de repassar essas informações as auditoras Denise e Marinês. Sobre os Cursos de Aprendizagem para PCD (Pessoas com Deficiência), falou-se da necessidade de avançar na inclusão dessas pessoas e na forma de preparação dos jovens com deficiência. Na ocasião também se manifestou o Fiscal Rafael Faria Giguer. O Ministério audita as empresas e em muitos casos quando elas não tem os PCD de acordo com a cota já estabelecem um termo de compromisso no qual a pessoa PCD pode ser um Jovem Aprendiz. Nesse caso a empresa atende a Lei dos PCD´s e da aprendizagem. Porém os cursos de Aprendizagem precisam estar preparados para receber os PCD e produzir conhecimento com eles. Nova Portaria do Cadastro Nacional de Aprendizagem que vai contemplar a questão da inclusão de PCD no processo de aprendizagem. Alexsandra, da FADERS relatou que iniciaram segunda feira uma turma de aprendizagem com PCD.  Se colocou a disposição para entidades que tenham interesse em capacitar os professores para atuar com PCDs nos cursos de aprendizagem. A priorização da FADERS nesse momento está sendo do interior do estado. Fabiane do CIEE socializou que tem uma turma de Aprendizagem para PCDs em Pelotas e algumas pessoas inclusas nos cursos formais de Aprendizagem na região da grande Porto Alegre. Rafael comentou que é importante se ter um cadastro das pessoas que tem experiência e vivência com os cursos de aprendizagem de PCDs para que as instituições que iniciam não comecem do Zero. Gilberto (Marcopolo) trouxe o relato da experiência de Caxias do Sul onde um grupo de aprendizagem está focado em Pessoas com Deficiência Mental, o que é ainda mais desafiador e raro. O próximo assunto tem a ver com a oferta de vagas por Instituições sem Fins Lucrativos. Segundo o Luiz o auditor precisa primeiro verificar se o Sistema S não atende, ou seja se ele tem ou não vaga. Essa informação as empresas devem buscar essa informação não junto aos S´s mas sim junto a Inspeção do trabalho. As grandes redes são fiscalizadas na capital, contudo precisa ser obedecido o número de aprendizes em cada cidade. Segundo o Sr. Luiz essa centralização teve dificuldade de ser operacionalizada pois o Ministério do Trabalho não tem um canal que recebe as informações corretas do Sistema S da existência ou não de vagas. Nara do SENAC levantou que as maiores dificuldades são o fato de que as empresas não procuram no momento em que os editais estão aberto e depois alegam que não se tinham vagas. Maidi da SETREM levantou a necessidade de avaliar a ausência de vagas e cursos, pois em alguns casos, em especial no interior os S não atendem a divergência de qualificação das empresas da região. Outro aspecto importante levantado pelo Sr. Luiz é a forma como algumas instituições sem fins lucrativos conduzem os cursos, sendo necessário a avaliação da qualidade dos cursos, talvez se pensando quais os requisitos mínimos para a aprovação pedagógica e técnica de um curso. Sugestão de que o Fórum crie uma proposta de Diretriz Curricular para os Cursos de Aprendizagem. Marcos do Pão dos Pobres e a Silvia do Sistema Pescar levantaram novamente a necessidade de levar um documento pedindo a revisão da Instrução Normativa no. 75. Silvia levantou também que tem a necessidade de capacitação das pessoas envolvidas no aprendizagem para que as empresas entendam que não é apenas exploração na mãe de obra (trabalho). Sr. Gilberto Stols de Panambi solicitou onde buscar a informação com o fiscal sobre a oferta ou não do S na cidade e região de Panambi. Foi informado de que precisa buscar a informação na gerência em Ijui. Gilberto deixou a sugestão de que se formalize quais as cidades onde as instituições sem fins lucrativos podem ou não atuar, buscando agilizar o processo e o entendimento. Colega Lívia Barreto, da ESPRO levantou que existe diferença entre priorizar e proibir e segundo ela as empresas podem ser orientadas a priorizar mas não proibidas de efetuar a cotização dos jovens com outras empresas. Segundo Luiz os fiscais precisam seguir a lei e dessa forma somente poderão autorizar a contratação de jovens de instituições sem fins lucrativos se não houver vagas e cursos. O último assunto apresentado pelo Sr. Luiz é a necessidade de fiscalização das entidades sem fins lucrativos e, com isso essa ano essas atividades serão realizadas para avaliar o nível de qualidade. Sr. Luiz Armando do Banco do Brasil levantou que é preciso trabalhar com as famílias e que são as empresas que selecionam os jovens, quando na sua visão isso deveria ser feito pelos Ss. Levantou a sua preocupação que o Fórum olhe para os jovens carentes e o papel social da Aprendizagem. Sr. Luiz levantou que o que se faz está dentro da legislação e que o que precisa ser feito é convencimento e sensibilização. Nara levantou que o SENAC tem desenvolvendo cursos específicos solicitados pelos Sindicatos. Explicou que o processo seletivo acontece embasado na ficha socioeconômica. Samira Pinto, da Fundação Conesul, levantou também a necessidade de se avaliar a capacidade intelectual das pessoas que são selecionadas, pois isso é importante e precisa ser considerado. Alessandra da FADERS solicitou orientações sobre encaminhamentos quando na questão de PCDs a procura é maior que a oferta. Rafael ponderou sobre a necessidade das empresas entenderem que podem cumprir a cota com PCD que estejam em cursos de aprendizagem ou não. Cada vez mais as empresas estarão procurando pelo PCDs como aprendizes e com isso vai com certeza ter uma procura maior e também por esse motivo será exigido adequação das instituições para a Renovação do Cadastro de Aprendizagem Nacional. Rafael também explicou um pouco melhor as mudanças em termo de legislação, esclarecendo entre outras coisas, que os PCDs acumulam a remuneração da aprendizagem e o benefício que em muitos casos possuem como PCDs. Na sequencia se agradeceu a participação e a presenta do Sr. Luiz e o mesmo solicitou permissão para se retirar da mesa. A Sra. Denise falou sobre o evento que estará acontecendo dias 27 a 29 de março que vai ser Nacional em Belo Horizonte, apenas para os auditores. Secretaria dos Direitos Humanos, BNDS. Vai ter mesa redonda dia 28 com os S´s, MEC, PRONATEC. Vai haver reuniões com o SPBE (Secretaria de Políticas Públicas do Emprego). Sra Denise solicitou que o grupo possa estar encaminhando sugestões de assuntos e demandas para levar a esse evento. Uma das demandas que será apresentada diz respeito a questão da mudança na regulamentação do Ensino Médio que passa a ser Politécnico a partir desse ano no Rio Grande do Sul, estado que é piloto na implantação da Lei que deverá vigorar em todo o país no ano de 2013. Sugeriu-se que se leve a proposta de poder validar as horas e atividades dos jovens que estão participando de Cursos de Aprendizagem como atividade pedagógica válida nesse processo, uma vez que eles já estão em conteúdos que atinjam o que se quer no viés da educação do politécnico. A Sra Denise solicitou que outras sugestões sejam encaminhadas por e-mail até o dia 25 de março para que possam ser levadas a esse evento. A Sra. Denise trouxe informe que o piso regional foi alterado e com isso os valores dos aprendizes também. As faixas passam a ser respectivamente R$ 700,00, R$ 716,12, R$ 732,36, 761,28. Na sequencia foi comentado sobre a equipe da Coordenação que deve ser constituída na primeira plenária do Fórum. Decidiu-se que se mantém o atual grupo e que os interessados em integrar a Coordenação deverá participar da reunião de coordenação no dia 11 de abril. A Sra. Marinês convidou os presentes para pensarem na oferta de Cursos de Aprendizagem no turno da noite. Nada mais havendo a constar, a presente ata foi encerrada por mim, Maidi Terezinha Dalri, que secretarie os trabalhos nesse dia. 

sábado, 10 de março de 2012

Cronograma das Plenárias para o Ano de 2012

Reunião com a Equipe de Coordenação do Fórum Gaúcho de Aprendizagem

Realizou-se no dia 07 de março reunião com a equipe de Coordenação do Fórum Gaúcho de Aprendizagem do Rio Grande do Sul, no Auditório do Ministério do Trabalho e Emprego em Porto Alegre contando com a presença das seguintes membros.




Na ocasião foi realizado a avaliação do ano de 2011, apresentado um panorama da Aprendizagem pela Sra. Denise Brambilla e definido o planejamento de trabalho para o ano de 2012.

Dia 14 de março acontece a primeira Assembleia do Fórum, no Auditório do MTE a partir das 14h.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

ATA Nº 11 REUNIÃO PLENÁRIA DO FÓRUM GAÚCHO DA APRENDIZAGEM PROFISSIONAL

No dia quatorze de dezembro de dois mil e onze, no auditório da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Estado do Rio Grande do Sul – SRTE/RS, em Porto Alegre, reuniu-se o Fórum Gaúcho da Aprendizagem Profissional. As instituições presentes a esta plenária encontram-se listadas no final da presente ata. A coordenação da reunião coube à Auditora Fiscal do Trabalho Sra. Denise Natalina Brambilla Gonzales, assessorada pela Sra. Maidi Terezinha SETREM da SETREM e daa Rede Sinodal. A Sra. Denise deu as boas vindas aos presentes e apresentou os pontos de pauta: Novos participantes, Apresentação do Trabalho da Escola Mesquita, Números da Aprendizagem, Considerações sobre a Portaria 615, Definição do Calendário para o ano de 012, Ensino Médio Politécnico, Desejos para o próximo ano (2012), Mensagem de Natal. Inicialmente deu-se as boas vindas a todos os presentes e procedeu-se a participação das pessoas que estavam presentes pela primeira ver. A Sra Denise apresentou algumas considerações sobre a portaria 615. Na sequência foi levantada a preocupação  com a preocupação com a mudança do Ensino Médio,  pois os estudantes estão precisando ir no turno inverso cumprir o conteúdo instituído pelo Politécnico. Sobre esse assunto sugeriu-se convidar alguém da Secretaria da Educação para estar presente em uma próxima plenária a fim de que possa clarear sobre a melhor forma de orientar os jovens aprendizes que precisam dar conta do Programa de aprendizagem e do Ensino Médio. O próximo assunto foi a Apresentação das atividades realizadas pelo Colégio Mesquita, que ocorreu com qualidade e apresentou um grande número de indicadores.  Na sequencia apresentou-se o calendário de 2012 e o mesmo foi aprovado, tendo-se, portanto, definido que as reuniões de coordenação acontecerão todas as segundas quartas-feiras do mês, às 12h com exceção da primeira que será realizada no dia 07 de março de 2013. Já as plenárias permanecem no horário e data de costume, ou seja, todas as segundas quartas-feiras do mês, às 14h, sendo que a primeira será realizada no dia 14 de março. Na sequencia a Sra. Denise realizou a apresentação dos números da Aprendizagem Profissional no Brasil e no estado até 2011. Outro assunto pautado ao longo da reunião referiu-se a Aprendizagem para PCD – Pessoa com Deficiência. Novamente foi salientado que todas as entidades devem oferecer aprendizagem para PCD – Pessoas com Deficiência. Comentou-se ainda que não se tem por parte do MTE informações sobre os encaminhamentos que se darão junto ao próprio MTE em Brasília. Na sequência foi apresentado aos presentes uma mensagem pelo momento especial do natal e realizada um agradecimento especial pela participação e envolvimento de todos ao longo do ano. Nada mais havendo a constar, a presente ata foi lavrada por mim, Maidi Terezinha Dalri, que secretarie os trabalhos nesse dia.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Ata Nº 10 Reunião Plenária do Fórum Gaúcho da Aprendizagem Profissional 09/11/2011


No dia nove de novembro do ano de dois mil e onze, no auditório da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Estado do Rio Grande do Sul – SRTE/RS, em Porto Alegre, reuniu-se o Fórum Gaúcho da Aprendizagem Profissional. As instituições presentes a esta plenária encontram-se listadas no final da presente ata. A coordenação da reunião coube à Auditora Fiscal do Trabalho Sra. Denise Natalina Brambilla Gonzales, assessorada pela Sra. Magda Barros do SENAI e pela Sra. Sílvia Ramirez da Fundação Projeto Pescar. A Sra. Denise deu as boas vindas aos presentes e apresentou os pontos de pauta: Apresentação dos novos participantes; Assuntos gerais; Seminário Municipal de Aprendizagem e Portaria Nº 615 de 13.12.2007 (sugestões de alterações). O Sr. Wagner Moura presente pela primeira vez no Fórum Gaúcho de Aprendizagem se apresentou, representando nesta reunião a Escola Mesquita. Na sequencia a Sra. Denise pediu que algum representante que tenha participado da 1ª Conferência Estadual do Trabalho e Emprego Decente, a Sra. Samira Pinto da Fundação Conesul para o Desenvolvimento relatou aos presentes dando destaque para as representações das três bancadas: trabalhadores, empresários e governos. A bancada dos trabalhadores levou questões relativas a aprendizagem, preocupações com o desenvolvimento e a formação dos jovens. Ficou muito satisfeita por ver que há outros segmentos envolvidos com as questões da aprendizagem que são “bandeira” de nossas discussões no Fórum Gaúcho. Denise ressaltou que os empregados ainda têm dificuldade de compreender as diferenças entre qualificação profissional e aprendizagem. Os representantes das bancadas dos trabalhadores, empresários e governo dividiram-se entre as salas, onde foram debatidos os temas que constituem as demandas do estado para a Política Nacional de Emprego e Trabalho Decente. Os grupos elaboraram relatórios que foram apresentados durante a plenária final. Os grupos eram 10 e estavam assim divididos nas temáticas: 1-Igualdade de oportunidades e de tratamento, especialmente para jovens, mulheres e população negra; 2-Saúde e Segurança no Trabalho; 3-Negociação coletiva; Política de valorização do salário mínimo, e do mínimo regional; 4-Prevenção e erradicação do trabalho infantil; Prevenção e erradicação do trabalho escravo e do tráfico de pessoas;
5-Informalidade; Migração para o Trabalho; 6- Políticas macroeconômicas de crédito e investimento para a geração de mais e melhores empregos; Micro e pequenas empresas; Empreendedorismo;Cooperativas;7-Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda e educação profissional; Inclusão produtiva de grupos vulneráveis;8-Empreendimentos de economia solidária; Emprego rural e agricultura familiar;9-Empresas sustentáveis; Empregos verdes e desenvolvimento territorial sustentável;10- Mecanismos e instâncias de diálogo social, em especial Negociação Coletiva. Em seguida, o Sr. Wagner Moura, da Escola Mesquita relatou sobre uma Conferência Livre precedida durante 04 semanas de várias pré-conferências que culminou num encontro geral envolvendo 250 Jovens na Escola Mesquita e que tirou representantes que vão para a conferência municipal e para a estadual, sendo a representação em nível nacional mais difícil em função dos custos para a participação. Na sequencia o Sr. Marcos Joboski, do Pão dos Pobres informou sobre o Seminário Municipal de Aprendizagem, evento organizado e coordenado pelo FORMAP (Fórum Municipal de Aprendizagem Profissional), Fórum Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e a Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Com a temática Aprendizagem Profissional: Protagonizando Cidadania, ocorre no dia 23/11/2011, das 8h às 17h, no Hotel Coral Tower Trade Center na Av. Protásio Alves, 2966 em Porto Alegre. Inscrições pelo site do CMDCA ou Funcriança www.portoalegre.rs.gov.br/cmdca, em seguida a Sra. Marcia Broc, do CESMAR/USBEE apresentou a programação, destacando que algumas urgências surgiram e demandarão alterações de representantes na programação. Márcia destacou que o Seminário faz parte do 10º Congresso Mundial da Rede Metropolis “Cidades em Transição” que ocorre de 23 a 27/11/11, em Porto Alegre, reconhecida por suas políticas públicas inovadoras, considerado o foro idôneo para fomentar os laços de cooperação descentralizada Sul-Sul e Norte-Sul, http://portoalegrecongress2011.metropolis.org/pt-br Assim, todos os participantes do Seminário Municipal de Aprendizagem poderão se integrar à programação geral e também receberão o material do Rede Metrópolis. Silvia Ramirez fez referência ao momento da tarde no Seminário, ocasião em que serão apresentados dados da pesquisa http://pesquisa.osonhobrasileiro.com.br/indexn.php com recorte sobre o mercado de trabalho e à participação cidadã. Passou-se então à decisão sobre local do próximo Fórum Gaúcho de Aprendizagem (último encontro do ano). Como na reunião de outubro, foi cogitada a idéia de realização do mesmo “fora” do espaço da SRTE/RS com momento de integração de final de ano, onde a Associação Reviver de Canoas/RS disponibilizou-se em receber os integrantes do Fórum para a reunião e confraternização. Os presentes votaram pela manutenção na SRTE/RS e neste caso pela realização na sala 405, por ser mais aconchegante. Magda Barros do SENAI sugeriu que se fizesse uma troca de cartões, amigo secreto sorteado com os presentes na própria reunião com entrega de um cartão com mensagem. Ficou acordado também que haverá confraternização e que cada participante (mulheres) deverá trazer um “prato” com doces ou salgados e os demais participantes (homens) as bebidas. Por fim então, passou-se à apresentação da Portaria Nº 615 de 13 de dezembro de 2007, com leitura na íntegra e contribuições e destaques pelos participantes da plenária com vistas à apresentação pela Sra. Denise Gonzales no Comitê Nacional de Aprendizagem na próxima semana no M T E em Brasília, visto que há uma convocação aos auditores responsáveis pela aprendizagem de 07 estados (AM, BA DF, MG, PE, RS e SP) para fazerem uma revisão da referida Portaria. Durante a leitura, a Sra. Denise destacou a importância da inscrição nos Conselhos Municipais de Assistência Social, em especial para o público de 18 a 24 anos para que não haja exploração do trabalho, uma vez que os adolescentes estão sob as diretrizes dos Conselhos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente. Segue após a lista de presentes a Portaria Nº 615, com os devidos destaques dos participantes do Fórum Gaúcho em vermelho. Nada mais havendo a constar, a presente ata foi encerrada por mim, Silvia Regina Ramirez, que secretariei os trabalhos nesse dia. Lista dos presentes na reunião plenária no 10/2011 de 09/11/2011.
NOME PARTICIPANTE
ENTIDADE
Adelar Dias
Murialdo/ILEM
Ana Paula Alves
Associação Reviver - Canoas
Carlos Henrique Deneke Filho
CPCA
Clarissa Meira Ferreira
FADERS
Denise Natalina Brambilla Gonzales
SRTE - RS
Edilene Santos
Murialdo/ILEM
Fabiane Theobald
CIEE-Centro de Integração E.E
Gilberto José Pedroni
Marcopolo
João Batista Soares
Centro de Formação Calabria
José Luiz Costa Neto
Mov. Pelos Direitos da Criança e do Adolescente
Juliano Vargas Czerimi
Pequena Casa da Criança
Leandro Alécio
Força Sindical
Livia Menna Barreto
ESPRO
Luciani Freitas
ISBET
Luciano Araujo dos Santos
FOCO - GM do Brasil
Magda Vargas Barros
SENAI-RS
Marcia Batris Broc
CESMAR - USBEE
Marcos Jaboski
Fundação Pão dos Pobres de Stº Antônio
Miguel Roberto Felberg
Instituto Federal de Educação , Ciência e Tecnologia Sul-Rio-grandense
Nara dos Anjos
SENAC/RS
Renata Leite Rabelo da Silva
Lar Dom Bosco
Samira Vasconcelos Pinto
Fundação Conesul de Desenvolvimento
Seres Martins
SENAR - RS
Silvia Regina Ramirez
Fundação Projeto Pescar
Simone Ledesma de Quadros
Fundação Projeto Pescar
Wagner Moura
Escola Técnica Mesquita

 
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